27 fevereiro 2018

Prefeitos discutem pautas para qualificação da gestão municipal

Imagem: Reprodução

Prefeitos de Pernambuco se reúnem, na sede a Associação Municipalista (Amupe), para bem discutir pautas para qualificação da gestão municipal. 

Esta é a primeira assembleia extraordinária de 2018 e, entre os temas debatidos, está o Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM) no valor de R$ 2 bilhões, a parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) para capacitação dos servidores municipais.

Outro tema recorrente, a gestão de resíduos sólidos, cuja legislação exige o uso de aterros sanitários, também foi abordado e o presidente da Amupe, prefeito José Patriota (PSB), ressalta o contexto de dificuldade. "Um dos problemas do lixo é que essa gestão é de responsabilidade de vários órgãos e o ônus só cai sobre os municípios. É preciso que haja essa cooperação, tendo em conta que a nossa situação não está fácil", pondera.

Entre prefeitos de cidades maiores, estavam presentes Mário Ricardo (PTB), de Igarassu, Ângelo Ferreira (PSB), de Sertânia, e Raquel Lyra (PSDB), de Caruaru. 

Raquel Lyra comentou sobre o adiamento do auxílio financeiro aos municípios. Segundo a prefeita de Caruaru, a medida faz falta para as cidades. “A gente não tem capacidade de fazer investimento com recurso próprio, então o recurso é muito bem vindo, como é também o FEM, que é um dos assuntos que vão ser tratados aqui. 

O FEM está preso aqui desde 2014. São R$ 5 milhões para a minha cidade, por exemplo, e todos os municípios estão nessa situação. Então, acocho de um lado, aperto de outro e as promessas se adiando sem ser cumpridas acabam atrapalhando a vida da gente e o nosso planejamento financeiro. Essa é uma agenda para o próximo presidente, que vai ter que ser discutido o equilíbrio pra os municípios”, avaliou.


Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário